• A Germinare está sempre focada em prover soluções inovadoras, seguras e eficientes para seus clientes.
  • A Germinare está sempre antenada às últimas tendências, oferecendo a você, cliente, informações sólidas e coesas sobre as projeções do mercado.
  • Além da comercialização de commodites agricolas, a Germinare especializou-se em desenvolver projetos de Consultoria Estratégica e Gestão de Riscos.
IPCA-15 sobe mais do que o esperado em julho, com salto em alimentos, e pressiona BC

Novo salto nos preços de alimentos em julho levou a prévia da inflação oficial do país a subir mais do que o esperado no mês, o que pode colocar mais obstáculos para o Banco Central iniciar um ciclo de redução dos juros básicos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15)subiu 0,54 por cento em julho, contra alta de 0,40 por cento em junho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

No acumulado em 12 meses até julho, o indicador teve alta de 8,93 por cento, desacelerando sobre o avanço de 8,98 por cento no mês anterior. Ainda assim, permanece bem acima do teto da meta do governo --de 4,5 por cento pelo IPCA, com tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

A expectativa de economistas em pesquisa da Reuters era de alta de 0,46 por cento na base mensal e de 8,84 por cento em 12 meses, segundo a mediana das projeções.

Segundo o IBGE, o grupo Alimentação e Bebidas registrou alta de 1,45 por cento nos preços neste mês, maior avanço para o mês desde 2008 (1,75 por cento), e respondendo sozinho por 0,37 ponto percentual do IPCA-15 inteiro de julho.

Os preços do feijão-carioca continuaram pressionando fortemente a inflação, com alta de 58,06 por cento no mês e com maior impacto no IPCA-15 (0,18 ponto percentual) no período. Também se destacaram os preços de vários outros alimentos, como o arroz (3,36 por cento) e o leite (15,54 por cento).

Na véspera, o Banco Central manteve a taxa básica de juros em 14,25 por cento, repetindo não haver espaço para corte nos juros tão cedo e apontando riscos para o cenário de inflação. No seu comunicado, a autoridade monetária já havia destacado que os preços dos alimentos poderiam se mostrar persistente, responsáveis também pela inflação acima do esperado no curto prazo.

De modo geral, especialistas acreditam que o BC começará a cortar a Selic somente em outubro. Nesta manhã, os contratos de juros futuros mais curtos e intermediários subiam, reforçando essas apostas com base na decisão do BC na noite passada e pelo resultado do IPCA-15.

Na pesquisa Focus do BC, os especialistas consultados calculam que o IPCA encerrará este ano com alta de 7,26 por cento, desacelerando para 5,30 por cento no final de 2017.

O IBGE destacou que, em contraposição a Alimentação e bebida, a maioria dos demais grupos mostrou desaceleração na inflação.

 

Fonte: Reuters

Todos os direitos reservados. © Germinare
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/storage/e/af/ee/lw135600840650d30364/public_html/bottom.php on line 5
2018.
Av. Rondon Pacheco, 381 - sala 603 - Tabajaras
CEP: 38400-242 - Uberlândia/MG
Telefones: (34) 3237 2999